Primeira participação no Mercosul Export, realizado em Assunção, foi estratégica para o setor portuário nacional na busca por parceiros internacionais
O rio Paraguai é um dos mais extensos do mundo e a navegação em suas águas é estratégica para a infraestrutura do Brasil, assim como de seus vizinhos Paraguai, Argentina e Bolívia. Tendo em vista esta importância no cenário sul-americano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participou, entre os dias 17 e 18 de julho, do Mercosul Export, um fórum internacional de logística, infraestrutura e transportes realizado em Assunção, capital paraguaia. O objetivo no Paraguai foi mapear os investidores presentes para articular investimentos estrangeiros nos portos e hidrovias brasileiros como parte da estratégia do programa Invest in Brasil Ports and Waterways.
Na parte internacional, a presença da ApexBrasil gera oportunidades de promoção dos ativos a serem concedidos por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e oportunidades na atração de investimentos para implantação de terminais privados, foco do marco legal de autorizações portuárias. O setor portuário, por meio das suas diversas oportunidades transversais, funciona como um hub de atração de investimento, que contempla os eixos de transição energética, desenvolvimento tecnológico e industrial, em total alinhamento às políticas da nova indústria e desenvolvimento regional.
O coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, pontuou os esforços da Agência em atrair investimentos para viabilizar a iniciativa estratégica da hidrovia do Paraguai.
Nossa equipe mapeou uma série de potenciais investidores presentes na região para realizar reuniões de alto nível a fim de viabilizar o projeto da hidrovia do Paraguai, uma nova frente de projetos do portfólio do Ministério de Portos. Nesse sentido reforçaremos o nosso papel para facilitar investimentos nesse importante projeto de integração regional na América Latina.
Carlos Padilla, coordenador de Investimentos da ApexBrasil
Atualmente existem 36 arrendamentos portuários, seis canais de acesso e seis concessões de hidrovias no portfólio de logística para a atração de investimentos, totalizando mais de R$ 27 bilhões a serem realizados em 2025 e 2026. A participação no Mercosul Export proporcionará o contato com várias empresas que participam de atividades portuárias e hidroviárias no Paraguai e Argentina que são potenciais interessadas no leilão de concessão da Hidrovia Paraguai prevista para o final de 2025.
Painel discute o programa da ApexBrasil para atração de investimentos em logística
O especialista em investimentos da ApexBrasil, Marcos Vale, fez uma apresentação para destacar a atuação da ApexBrasil na atração de investimentos para logística com destaque para a inteligência na identificação de potenciais investidores e na atuação de promoção juntamente com os ministérios dos Transportes e Portos e Aeroportos.
Na ocasião, foi apresentado o ciclo de atração de investimentos estrangeiros, que vai desde a estratégia até o monitoramento. O Invest in Brasil Ports and Waterways mira projetos estratégicos para a infraestrutura nacional, visando ampliar o papel do Brasil no cenário regional.